Para despertar em crianças e adolescentes uma maior consciência sobre o ecossistema em que vivem e interromper o uso de práticas que promovem uma degradação permanente do meio ambiente, é necessário investir na educação ambiental nas escolas. A dimensão ambiental se revela como uma peça essencial para a transformação social, formando sujeitos com maior consciência social e ambiental.
A estratégia pedagógica adotada para a ação de educação ambiental dentro do Projeto Bioágua Familiar é a da formação pela prática, aliada à reflexão. Envolve oficinas teóricas, com dinâmicas, jogos e atividades externas; visitas de intercâmbio; estabelecimento de relações com famílias agricultoras da própria comunidade e comunidades vizinhas, que desenvolvam o Sistema Bioágua Familiar (SBF) e tragam em sua concepção o respeito ao ambiente e as práticas de conservação e bom uso dos recursos naturais.
Publicações:
– Diretrizes metodológicas para as atividades de educação ambiental nas escolas rurais das comunidades e assentamentos de atuação do Projeto Bioágua Familiar;
– Roteiro metodológico de oficina para escolas rurais das comunidades e assentamentos de atuação do Projeto Bioágua Familiar – Tema: água
– Roteiro metodológico de oficina para escolas rurais das comunidades e assentamentos de atuação do Projeto Bioágua Familiar – Tema: resíduo sólido
– Roteiro metodológico de oficina para escolas rurais das comunidades e assentamentos de atuação do Projeto Bioágua Familiar – Tema: conservação do solo
– Roteiro metodológico de oficina para escolas rurais das comunidades e assentamentos de atuação do Projeto Bioágua Familiar – Tema: importância da fauna e flora da caatinga