O Projeto

Bioágua Familiar
Reuso da água domiciliar para produção de alimentos no Semiárido

O presente projeto objetiva consolidar o Sistema Bioágua Familiar de Reuso da Água Cinza como alternativa para a produção de alimentos e redução da contaminação ambiental nos quintais das famílias agricultoras da região semiárida brasileira. Para tanto, o projeto será implementado no Território do Sertão do Apodi-RN, local onde foi desenvolvido o Bioágua Familiar, no qual pretende-se formar 1.000 agricultores/as sobre implantação, manejo e manutenção do sistema bioágua familiar e 120 alunos de escolas rurais ligadas a estas comunidades sobre o tema da educação ambiental; prestar assessoria técnica às famílias para a Implantação de 200 sistemas bioágua familiar; gerar informações sobre o funcionamento dos sistemas bioágua no que concerne: a oferta de água cinza, produção de alimentos, manejo do filtro e manejo do quintal produtivo; disseminar o conhecimento acumulado no Projeto entre agricultores, gestores públicos, técnicos, professores e demais atores sociais envolvidos com a agricultura familiar na região semiárida.

A execução deste Projeto ocorrerá no âmbito de uma estratégia integrada de desenvolvimento rural sustentável, tendo o patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental, a ATOS como proponente deste projeto e as parcerias do Projeto Dom Helder Camara (PDHC)/MDA/FIDA/GEF; da Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA; das escolas públicas e associações comunitárias das comunidades / assentamentos da área de atuação do projeto.

A metodologia privilegia a aprendizagem a partir do “ciclo natural” do Sistema Bioágua, onde os participantes “aprendem a fazer, fazendo” e todos participam da implantação, manejo e manutenção do “sistema bioágua escola”. Os participantes serão treinados e estimulados no que concerne à realização de experimentação participativa aliada a um amplo trabalho de educação ambiental nas escolas das comunidades e assentamentos onde serão implantados os sistemas bioágua. Todo este processo será acompanhado pelas organizações que prestam assessoria técnica no âmbito do PDHC e a equipe da ATOS. Esta última se responsabilizará ainda pelo monitoramento, sistematização e comunicação do Projeto.

Bioágua_CMYK